Como fazer uma guirlanda com miçangas

Posted on
  • quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
  • by
  • Vilma
  • in
  • Marcadores: , ,
  • Que tal fazer uma guirlanda bem diferente e moderna? As guirlandas feitas com miçangas ficam muito bonitas e delicadas e são um artesanato perfeito para enfeitar a nossa casa. Se você quer inovar no fim de ano, aproveite para dar seu toque pessoal na decoração.


    Materiais Utilizados

    - Miçangas grandes
    - Nylon
    - Tesoura
    - Enfeites (fitas, apliques, cordões, miçangas etc)

    Passo a Passo

    1º Passo - Coloque três miçangas em pedaço de fio de nylon, levando-as até o centro do fio. Entrelace uma miçanga, passando as pontas do fio em direções diferentes, conforme a segunda foto. Puxe as pontas dos fios até obter o quadradinho da terceira foto no centro do fio.




    2º Passo -Coloque mais duas miçangas, uma em cada ponta do fio. Entrelace com uma terceira miçanga, formando mais um quadradinho.



    3º Passo - Continue repetindo o segundo passo, ou seja, coloque uma miçanga em cada ponta do fio e entrelace com mais uma miçanga, até ter um longo cordão de miçangas como o mostrado abaixo.


    4º Passo - Coloque uma miçanga na ponta de cada fio. Passe a ponta de um dos fios pela última miçanga do outro lado do cordão, conforme a foto abaixo. Dê dois nós para fechar o cordão, formando um círculo de miçangas.


    5º Passo - Dobre o círculo de miçangas. Note que temos uma primeira miçanga no canto, duas nas laterais e uma quarta miçanga fechando cada quadradinho. Corte outro pedaço de fio de nylon e passe pela quarta miçanga (veja na foto abaixo). Acrescente uma miçanga de cada lado e entrelace na miçanga do lado oposto.


    6º Passo - Depois de entrelaçar, passe pelas miçangas laterais e entrelace na próxima, como nas fotos abaixo. Repita então o 5º passo, colocando uma miçanga em cada lado do fio e entrelaçando na oposta.



    7º Passo - Depois de fechar toda a lateral, dobre até as pontas se encontrarem. Amarre com um pedaço de nylon. Enfeite com apliques em formato de folhas, cole miçangas coloridas (com cola quente ou silicone para a cola ficar transparente), laços etc.


    Super Dicas

    - Se o pedaço de nylon acabar em algum momento, não se preocupe. Dê um nó, corte outro pedaço de nylon e continue de onde parou.
    - Miçangas grandes verdes e transparentes ficam lindas para fazer o corpo da guirlanda.
    - Use apliques de roupas, como folhas e flores, para dar um toque natalino na guirlanda. As flores também podem ser feitas colando alguns tipos de miçanga, como na foto acima. Laços e fitas em volta da guirlanda também ficam bem legais.

    Ainda tem alguma dúvida? Entre em Contato!

    Veja mais Dicas da Vivi.

    2 comentários:

    ENCANTOS EM PONTO CRUZ disse...

    Bom dia, tudo bem?
    Conheci seu cantinho através do blog da Nea, fiquei encantada com seus trabalhos, eu bordo ponto cruz e tenho um blog onde coloco meus trabalhos e gráficos depois entra lá para conhecer.
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com
    Ótima semana, parabéns pelos lindos trabalhos, bjs

    Vilma disse...

    Oi Claudiana!
    Parabéns pelo seu blog. Adorei!
    Beijos para você e Nea também