Cursos gratuitos de artesanato em Salvador-Ba

Posted on
  • terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
  • by
  • Vilma
  • in
  • Marcadores:
  • Os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá a partir desta terça-feira (19). Disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem, os cursos são gratuitos e abertos à população a partir dos 16 anos.

     “Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.

     De fato, ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos a se cadastrar no Instituto para adquirir Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção); o que lhes dá o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercialização. “Além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestima daqueles que já estavam aposentados e que encontram uma nova forma de incrementar a renda familiar. Ou dos jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade”, defendeu Ângela Virgens. 

    As aulas acontecem durante os meses de março a novembro, sempre na unidade do Mauá no Pelourinho, de duas a três vezes por semana (a depender da modalidade), nos turnos matutino ou vespertino. Cada turma comporta, no máximo, 20 alunos. 

    As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro. O cronograma de aulas será divulgado em breve. (Fonte: Instituto Mauá)

    1 comentários:

    Aninha disse...

    Maravilha.
    Saudades.
    Beijos no.coração